ANVISA e Certificações: segurança no ambiente hospitalar

Atualizado: 31 de Mar de 2019





Na área da Saúde, o cuidado com as pessoas vem em primeiro lugar. Ele começa muito antes do atendimento e dos procedimentos médicos. Tem início no planejamento dos espaços e na escolha de quais materiais serão utilizados para receber e proteger os pacientes. Optar por produtos com certificação internacional e que atendem às normas da ANVISA é a melhor opção. Por tudo isso, Durasein® vem atender às tendências da Arquitetura hospitalar.


Materiais porosos, com cantos e fissuras difíceis de limpar, podem facilitar o acúmulo de microorganismos e a propagação de doenças. Por isso, as superfícies sólidas acrílicas oferecem uma solução segura, prática e duradoura para as instituições da saúde. Afinal, a assepsia de suas instalações é fundamental para a segurança dos pacientes.


A superfície sólida acrílica Durasein® é um exemplo. O material é uniforme, sem poros e proporciona mobiliários com emendas imperceptíveis. Trata-se de um produto inovador e que atende às necessidades dos ambientes ambulatoriais e hospitalares.

A superfície sólida acrílica pode ser utilizada tanto em ambientes internos como em fachadas de edifícios. É impermeável, termomoldável, de sensação suave ao toque e com emendas imperceptíveis, que não acumulam resíduos. Além disso, permite criar peças com curvas e formas únicas.


Combate às Infecções Hospitalares


Um dos desafios da área hospitalar é o combate às infecções. Mesmo com as políticas de combate à infecção hospitalar, por vezes a higienização diária encontra dificuldades em lidar com áreas de difícil acesso ou higiene adequada.


Um dos objetivos da Durasein® é criar soluções modernas e sustentáveis, que melhorem a vida das pessoas. Na área da Saúde, o nosso foco é o combate às infecções hospitalares, contribuindo com as instituições para a segurança dos pacientes. Porém, não esquecemos do conforto que o padrão estético pode proporcionar, como o acolhimento, funcionalidade e elegância das instalações.


Por permitirem emendas imperceptíveis, as superfícies sólidas criam superfícies contínuas e são naturalmente mais fáceis de limpar. Assim, impedem o crescimento de microrganismos em locais de difícil acesso, como cantos e emendas.


Certificações Importantes para a Saúde


Diversas são as opções de superfícies sólidas no mercado. Porém, nem todas são certificadas ou atendem às recomendações da ANVISA.

A superfície sólida acrílica Durasein® possui as seguintes certificações internacionais:

  • NSF 51 certification for food contact and Splash Zone;

  • UL GreenGuard certification as a low-VOC emitting building material;

  • International Surface Fabricators Association (ISFA) - Classification and Standards for Solid;

  • Surfacing Material, ISFA 2-01 (2013);

  • IAPMO/CSA certification for all vanity bowls and sinks.


Sem poros, as superfícies sólidas acrílicas Durasein® possuem uma textura sólida e uniforme, que assegura maior higiene e impede a reprodução de bactérias e fungos. Os certificados internacionais NSF, ISO, ISFA e SGS são prova disso.


Durasein® foi aprovado em diversos testes, como de inflamabilidade, choque térmico, absorção de água e resistência química. O material foi submetido ao método ASTM G21, que mede a resistência a fungos e bactérias. Os resultados mostraram que, ao contrário de materiais tradicionais, Durasein® não suporta o crescimento microbiano.


Durasein® não é tóxico e não provoca alergias. O material não emite nenhum tipo de gás ou substâncias voláteis em temperatura ambiente.


Resoluções da ANVISA


Além de possuir certificações internacionais, a superfície sólida acrílica Durasein® é o material que melhor atende às resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em especial, as Resoluções da Diretoria Colegiada 33 e 50.


  • RDC 33: Essa resolução determina que, nas áreas de pesagem, manipulação e envase, todas as superfícies devem ser revestidas de material resistente aos agentes sanitizantes, lisas e impermeáveis, para evitar acúmulo de partículas e de microorganismos, possuindo também cantos arredondados.


  • RDC 50: Nessa resolução, a ANVISA diz que devem ser sempre priorizados para áreas críticas, e mesmo nas áreas semicríticas, materiais de acabamento que tornem as superfícies monolíticas, com o menor número possível de ranhuras ou frestas, mesmo após o uso de limpeza frequente.


Hoje, as superfície sólida acrílicas, como a Durasein®, são os únicos materiais disponível no mercado que atendem 100% às exigências da ANVISA. Materiais tradicionais como aço inox, granito, mármore e superfícies laminadas possuem poros e emendas difíceis de limpar. Eles podem acumular microorganismos e facilitar o surgimento de infecções hospitalares.


Durasein® é liso, resistente aos agentes sanitizantes, impermeável e com cantos arredondados - como determina a RDC 33. A capacidade termomoldável de Durasein® permite criar superfícies monolíticas, sem ranhuras nem frestas - conforme a RDC 50.

Funcionalidade e Elegância


As superfícies sólidas são bastante versáteis. Como vimos, podem adaptar-se a diversos projetos, pois são termomoldáveis. Além disso, são suaves ao toque, sem o impacto de frio, como no caso das pedras.


Durasein® é disponível em diversas cores, capaz de atender também às demandas da arquitetura e do mobiliário hospitalar. Assim, funcionalidade, elegância e assepsia podem estar integradas.


Para saber mais sobre o atendimento das superfícies sólidas acrílicas às recomendações da ANVISA e sobre como a Durasein® pode atender às necessidades dos ambientes da Saúde, entre em contato conosco!






129 visualizações

Produto

Superfície Sólida

Cores

Banheiras

Cubas

Empresa

 Linha do Tempo

Certificados e Premios

Aplicações

Bancadas e Cozinhas

Banheiros

Móveis

Hospitais

Espaços de trabalho

Distribuidor Durasein® Brasil:

Latino América Multi Trade LTDA

+55 48 3034.5354

contato@durasein.com.br

www.durasein.com.br

www.lamt.com.br​

Durasein-Logo-Branco-Novo.png

(+86) 756-6159 058

sales@durasein.com

www.durasein.com

Nanhua Road Two, Gaolan Port Fine Chemical Industry Park, Zhuhai, China 

Copyright © 2018 Durasein®. Todos los derechos reservados.