top of page

Tendências da Arquitetura Hospitalar


Há algum tempo, hospitais deixaram de ser ambientes frios e padronizados. Hoje já se sabe que a arquitetura hospitalar faz parte, inclusive, da boa recuperação do paciente. É o que sugere o artigo “A influência do espaço físico na recuperação do paciente e os sistemas e instrumentos de avaliação”, elaborado pelo arquiteto Augusto Guelli e pela médica Paola Zucchi.


No texto, os pesquisadores afirmam que a criação de espaços adequados contribui não só do ponto de vista higiênico sanitário, ou seja, visando evitar infecções, mas também de forma psicológica. Ao excluir fontes externas causadoras de “stress” o lugar passa a transmitir sentimentos como paz, esperança, motivação, alegria reflexão e consolo.


Tamanha a importância, arquitetos responsáveis pela criação de novos ou revitalização de antigos hospitais têm em mãos um grande desafio. Além de seguir rigorosamente as normas impostas pela Anvisa, é preciso ir além. Proporcionar esses sentimentos em momentos de tamanha angústia para a família é, de fato, um trabalho que precisa ser minucioso. No entanto, há algumas diretrizes e tendências da arquitetura hospitalar que devem ser observadas. Separamos três delas:

Humanização

Todo e qualquer espaço que se destine ao convívio humano precisa ser observado dentro do contexto do uso. Em um hospital, critérios como acessibilidade, sinalização e higiene são indispensáveis. No entanto, também é necessário prestar muita atenção em detalhes relacionados ao conforto e uso dos espaços. Em outras palavras, é necessário aliar boa estética à funcionalidade. Erram aqueles que pensam apenas em aspectos funcionais e deixam em segundo plano o usuário.


Recomenda-se, portanto, um estudo aprofundado sobre o uso de cores, revestimentos, estofamentos e uso prático de cada ambiente. Em alguns casos, por exemplo, módulos e estruturas flexíveis e adaptáveis podem ser a solução, já que cada atendimento provavelmente terá um contexto diferenciado. Conheça algumas tendências para arquitetura hospitalar e entenda por que a escolha do material para revestimento correto pode fazer a diferença

Arquitetura e natureza

Aliar natureza à arquitetura hospitalar está diretamente ligado à humanização, mas merece um tópico à parte por ser uma das tendências mais fortes atualmente. Segundo este artigo publicado no portal época negócios: “Dados do World Green Building Council indicam que a incorporação da natureza à infraestrutura hospitalar reduz em 22% a necessidade de remédios para dor, por exemplo. Além disso, acelera o tempo de recuperação dos pacientes em 15%”. Por isso, é fundamental priorizar o bom uso da incidência solar, presença de plantas, vista para natureza, entre outros.

Plano diretor

Pensar em arquitetura hospitalar sem contemplar o avanço tecnológico é a certeza de precisar fazer muitas adaptações em um futuro próximo. Sendo assim, é desejável que o projeto venha acompanhado de um plano diretor. Por mais que hoje não haja recursos para a compra de novos equipamentos ou implantação de tecnologias de building automation, é interessante que o projeto contemple esses avanços. Nesse caso, é preciso criar condições para futuras instalações e criar um documento especificando o que foi pensado e as possibilidades que a construção comporta.

Vantagens de escolher Durasein para acompanhar tendências da arquitetura hospitalar

Já falamos aqui no blog sobre como a aplicação de Durasein® tem se mostrado a melhor escolha para evitar infecções hospitalares. Por tratar-se de superfícies sólidas acrílicas, não favorece crescimento microbiano quando comparadas às pedras e madeira. Além disso, é resistente a substâncias químicas comumente utilizadas em hospitais como reveladores de raios X, violeta de genciana e corante wright ou biológicos, como sangue e outros fluídos.


A escolha por Durasein® também é favorável para acompanhar as tendências de arquitetura hospitalar, pois além de higiênica possui características que conferem ousadia e resistência:

É termomoldável

Superfícies tradicionais como mármore e o quartzo, por exemplo, possuem flexibilidade limitada e não são adaptáveis a todos os tipos de situação. As superfícies sólidas acrílicas Durasein®, no entanto, são capazes de moldar-se quando devidamente aquecidas, aproximando-se da textura de couro macio ou borracha. Essa possibilidade quebra algumas fronteiras e possibilita mais criatividade aos projetos de arquitetura hospitalar.

É resistente

Projetos de arquitetura hospitalar devem ser feitos para durar por muitos anos, de preferência de maneira intacta e respeitando plano diretor do hospital. Durasein® é a escolha perfeita pois é resistente ao calor e à umidade, produtos químicos e manchas. Além disso, é renovável e contempla possíveis e eventuais adaptações na estrutura.

É versátil

Como possui várias cores e é flexível em relação ao formato, Durasein® é ideal para projetos de design ousado, mas que prezem pela qualidade do material. Sendo assim, integrar a superfície acrílica com materiais naturais como plantas e áreas verdes se torna mais fácil.


Caso queira saber mais sobre como Durasein® se compara a outros produtos tradicionais baixe o e-book gratuitamente!


Saiba mais como Durasein é utilizado em hospitais, clínicas e demais ambientes da Saúde:




290 visualizações0 comentário
bottom of page