top of page

Projeto de Iluminação: exemplos de aplicação de luz no design



Um projeto de iluminação bem feito pode ser o grande diferencial de um ambiente planejado. A luz, quando bem colocada, é capaz de destacar linhas, oferecer contrastes e até dar clima ao ambiente: luzes mais suaves e amareladas trazem conforto, já luzes brancas e mais fortes transmitem a sensação de limpeza, atenção e foco.


Uma das propriedades de destaque de Durasein® se deve ao fato de ser um material translúcido. Na prática, isso dá liberdade ao profissional responsável pelo projeto para novas criações, tanto de caráter funcional quanto decorativo. Convidamos você a conhecer alguns projetos que fizeram um excelente uso da luz.


Exemplos de Projetos de Iluminação Integrados com Durasein®


O bom uso da luz integrada com materiais é uma estratégia usada por muitos profissionais mundo afora. Os exemplos que mostraremos a seguir vieram do Uruguai e exemplificam muito bem os diferentes espaços que a iluminação pode ocupar em um ambiente.



Linha de Móveis Orson


Utilizar a iluminação agregada a móveis certamente é uma ideia inovadora. Esse tipo de arrojo só foi possível graças a versatilidade oferecida por Durasein®. O material termomoldável é capaz de adaptar-se a todos os formatos. Além disso, atinge espessura de até 1.520 mm. Assim, permite a passagem de luz através do material, como é o caso desta luminária, cuja parte superior faz uso do efeito translúcido da superfície sólida acrílica no projeto de iluminação.

Luminária de piso, linha Orson - Projeto de Iluminação com Superfície Sólida Acrílica Durasein
Luminária de piso, linha Orson

A linha de móveis foi desenhada por Menini Nicola e construída por Zona M, no Uruguai. A linha “apela a objetos e seres imaginários reconhecíveis em nossa cultura [uruguaia], com produtos que equilibram materiais clássicos e inovadores, que respondem a um respeito pelo trabalho e bom acabamento”. Foi concebida contemplando as possibilidades da superfície sólida acrílica e as últimas peças foram fabricadas utilizando Durasein®.


Recepção da ANTEL


A recepção da Torre de Comunicações da ANTEL, no Uruguai, é um projeto construído pela Zona M, usando acrílico sólido. Dentro da parede frontal está o logotipo de identificação que foi concebido no projeto de iluminação para as luzes surgirem dos lados, formando um efeito bastante interessante:

Projeto de Iluminação com Superfície Sólida Acrílica Durasein na Recepção da ANTEL.jpg
Recepção da ANTEL, Uruguay

Projeto de Iluminação com Superfície Sólida Acrílica Durasein.jpg
Detalhe da Bancada da Recepção da ANTEL, Uruguay

Recepção do Edifício Alexander


A recepção do edifício Alexander, em Punta del Este, foi realizada em acrílico sólido translúcido, agregado a detalhes de iluminação na parte frontal. Este certamente é um bom exemplo no qual o projeto de iluminação dá o tom desejado. A luz é fornecida por tiras de led que foram colocadas no interior, em cada uma das bordas da bancada. Nesse caso, por tratar-se de uma recepção comercial, passa a mensagem de credibilidade.


Projeto de Iluminação com Superfície Sólida Acrílica Durasein - Recepção do edifício de Alexandria
Recepção do Edifício de Alexandria, Uruguay

Revestimento Translúcido


Este projeto consiste em um revestimento no qual a placa de acrílico sólido foi perfurada com um perfil da cidade e, em seguida, destacada com iluminação. Nesse caso pode-se perceber que o arquiteto foi além do uso funcional no projeto de iluminação e quis ofertar um tom mais artístico ao ambiente. É um exemplo da flexibilidade das superfícies sólidas acrílicas para aplicação da criatividade do arquiteto na decoração.


A iluminação foi feita com tiras de LED colocadas na direção dos raios do sol. Esse tipo de revestimento é ideal para a criação de espaços corporativos ou comerciais, como recepções, salas de espera, entre outros.


Projeto de Iluminação com Superfície Sólida Acrílica Durasein com faixas de LED
Perfil da Cidade, com faixas de LED

Quarto no Hotel Intercontinental em Dubai


Aqui também temos um tom mais artístico ao ambiente, mas dessa vez com o uso mais intimista da iluminação. A cor mais amarelada permite que a experiência do ambiente seja transformado completamente com uma caligrafia translúcida, na cabeceira da cama.


Projeto de Iluminação com Superfície Sólida Acrílica Durasein em cabeceira de cama
Cabeceira de cama translúcida, Hotel Intercontinental em Dubai

Esses são apenas alguns exemplos de como a iluminação é capaz de mudar e dar vida a muitos espaços. As oportunidades oferecidas pelas superfícies sólidas acrílicas, agregadas às possibilidade de incorporar a luz de maneira inovadora aos projetos, convidam a usar a criatividade e a mover a fronteira do possível, em direção ao imaginável.


Por isso, convidamos você a conhecer as possibilidades e integrar Durasein® em seus projetos de iluminação. Entre em contato conosco para saber mais.


*Colaboração de Durasein Uruguay.



121 visualizações0 comentário
bottom of page