top of page

Salas de aula e Design: insights da Durasein USA

Confira o texto traduzido do portal Durasein USA para saber mais sobre as mudanças de design nas salas de aula.


Confira o texto traduzido do portal Durasein USA para saber mais sobre as mudanças de design nas salas de aula

Adoramos compartilhar reflexões inovadoras em nosso blog. Por isso, não poderíamos deixar de trazer para cá um material publicado no portal Durasein dos Estados Unidos, em que eles falam sobre inovação nas salas de aula. Boa leitura!


Salas de aula X Design


O design da sala de aula permaneceu praticamente inalterado desde meados do século XIX, quando um modelo de fábrica para educação foi projetado no calor da revolução industrial. Mas estamos vivendo em uma era de rápida mudança e inovação. Novas formas de aprendizado ganharam força nos últimos anos e foram aceleradas pela pandemia de COVID.


A sala de aula estática é tudo menos isso – como os educadores, corajosamente se apoiando nos desafios da pandemia, aprenderam. Encontramos maneiras novas e experimentais de aprender enquanto alternamos para o aprendizado virtual remoto quando necessário. Nesta peça, exploraremos formas crescentes de aprendizado e como nós, como designers, podemos apoiar um ambiente educacional enriquecedor.


1. A Sala de Aula


Construir uma sala de aula propícia ao aprendizado e à segurança tornou-se a nova prioridade.


As pontuações dos testes tiveram um declínio significativo durante o fechamento das escolas devido à pandemia de COVID. Quase todos os aspectos do sistema escolar foram completamente derrubados e precisavam ser repensados. Uso de máscaras, distanciamento social, saneamento e ventilação precisavam ser abordados. Layouts de sala de aula flexíveis foram essenciais para acomodar as mudanças nas diretrizes.


Três layouts comuns podem facilitar atividades individuais e em grupo. Sentar-se em fileiras pode resultar na instrução mais eficaz para o professor, pois todos os alunos podem ver e ouvir as diretrizes com clareza. Os assentos agrupados são ideais para trabalhos em grupo ou atividades de brainstorming. No entanto, em alguns casos, o agrupamento de assentos pode ser uma distração para alguns indivíduos ao tentar se concentrar. Criar carteiras ou mesas em forma de “U” pode ser útil para o envolvimento de professores e alunos e pode ser a melhor das duas opções – compreensão otimizada e interação em grupo.


De certa forma, a cobiça chamou nossa atenção para considerações que sempre deveríamos ter feito. Por que não desafiar a norma de que as crianças adoecem nas escolas, para criar um ambiente mais seguro e higiênico para as crianças, os educadores e as famílias? Revestimentos seguros para alimentos, não tóxicos, não porosos, antibacterianos, de baixo VOC e resistentes a mofo/bolor podem e devem ser o padrão para balcões e mesas de trabalho na sala de aula.


A cor e o tom são de importância significativa no ambiente de sala de aula. Existe uma tendência infundada de agrupar cores educacionais em paletas de cores primárias. Nos últimos anos, teóricos e psicólogos das cores postularam que cores com nuances podem ser mais favoráveis ​​ao aprendizado. Por exemplo, utilizar verdes e azuis suaves pode ser calmante, promover clareza e criatividade. Tons quentes como a terracota, um laranja fundamentado em um tom marrom enraizado, podem estimular e trazer energia, ao mesmo tempo em que são mais reconfortantes do que um laranja verdadeiro ou um vermelho vibrante. Enquanto isso, tons neutros como cinza repousante podem ser calmantes para os olhos em comparação com a luz azul utilizada em computadores e outros dispositivos de aprendizado tecnológico. Um toque ousado singular também pode ser eficaz quando combinado com tons neutros mais suaves.


À medida que você desenvolve seus projetos de sala de aula, a utilização de uma superfície sólida pode contribuir para as medidas de segurança de saúde em sala de aula.


2. Aprendizagem em Casa


A educação domiciliar passou de 3% dos alunos para 11% durante a pandemia de Covid. As famílias podem optar por esta forma de aprendizagem devido à maior flexibilidade para incluir aventura e viagens na educação de seus filhos. Ou eles podem descobrir que um ambiente de aprendizado cooperativo baseado em sua comunidade, mas com componentes on-line acessíveis, torna possível adaptar uma forma de aprendizado às necessidades de seus filhos.


As escolas também perceberam que ter a capacidade de fazer a transição para o aprendizado remoto temporário tem suas vantagens distintas, em vez de cancelar ou interromper completamente o aprendizado. Por exemplo, agora reconhecemos que, para facilitar o aprendizado remoto eficaz em casa, a tecnologia é imperativa. E talvez esse modelo permita mais aliados e empatia na comunidade, de pais a empregadores, para reforçar, complementar e dar vida às experiências de aprendizado dentro e fora da sala de aula.


É importante que as crianças tenham um espaço dedicado para aprender em casa. Isso pode ser feito mesmo em uma pegada pequena. Utilize um canto de uma sala ou transforme um recanto de corredor ou um pequeno armário em um centro de aprendizado totalmente funcional com um balcão e prateleiras. Uma ilha de cozinha também pode ser uma escolha óbvia para aprender em casa, desde que a área esteja livre de distrações e desordem. Incluir luz natural através de uma janela também pode ajudar na produtividade e concentração.


Homeschoolers precisam de tecnologia e experiências de aprendizagem experiencial. Estamos passando por um surto de crescimento no mercado de design industrial e de interiores focado na criação de ambientes domésticos enriquecedores para aprendizado e foco. Em nossa próxima seção, mostraremos como o ambiente experiencial pode ser um complemento maravilhoso para o aprendizado em casa. A superfície sólida é uma escolha fácil para fornecer uma nova estação de sala de aula em casa. É durável, não poroso e resistente a arranhões na superfície.


3. Salas de aula inclusivas e interiores acessíveis


Os espaços inclusivos visam atender o maior número possível de pessoas, considerando a diversidade das necessidades humanas. (Fonte: WGSN). Ambientes educacionais inclusivos incluem faculdades, museus e residências multigeracionais, para citar alguns. Considere o conforto entre gerações para que todos os usuários e idades sejam bem-vindos. Apoie o aprendizado multigeracional por meio de escolhas de materiais como superfície sólida, evitando cores como amarelo ou altos contrastes que podem ser chocantes para os olhos envelhecidos e construindo recursos de suporte sanitário duráveis, como rampas e grades para máxima inclusão. As soluções de superfície sólida versáteis e flexíveis podem tornar possível a integração da acessibilidade, mesmo em edifícios e espaços existentes restritivos.


Levados a buscar o crescimento pessoal, 55% dos americanos com 45 anos ou mais estão aprendendo ativamente coisas novas, de acordo com um estudo recente da AARP sobre aprendizagem ao longo da vida.


4. Design Biofílico


À medida que olhamos para o futuro como solucionadores de problemas criativos, a natureza é o material de origem para nossas maiores inovações em ambientes educacionais e além. O design biofílico apóia e pode até estimular o aprendizado. A integração de cores, formas, texturas e elementos naturais pode transcender todas as categorias de aprendizagem: na sala de aula, em casa, para estimulação sensorial e aprendizagem ao longo da vida.


A superfície sólida que evoca o design biofílico por meio da forma, textura e cor é um meio fantástico para esse tipo de exploração. Um pilar na parede pode ser uma árvore ramificada, a bancada do banheiro pode ser uma ondulação de verde translúcido semelhante a um riacho, um banco pode ser formado organicamente para se parecer com a variedade local de pedra. Esta tendência central é uma fonte de inspiração.


Nossos professores são nossos campeões. Eles são encarregados da tarefa mais importante da civilização moderna - a educação e o apoio de nossos filhos e, finalmente, nosso futuro compartilhado.


Ao considerar os temas apresentados hoje, como designers, podemos ajudar a promover e nutrir lugares para educadores e alunos, um impacto positivo para a comunidade e além.



96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page