• Equipe Durasein

Como Durasein pode ajudar a prevenir vírus como o Coronavírus?



A preocupação com a COVID-19 trouxe um questionamento à tona: qual é o tempo de duração do coronavírus em superfícies tais quais bancadas de cozinha ou espaços de saúde?

Confira neste post como a superfície sólida acrílica pode ser uma aliada na construção de ambientes higiênicos.

* Material produzido em parceria com Durasein Uruguay


A pandemia de Coronavírus (COVID-19) se estende rapidamente por todo o mundo e surge a necessidade de aumentar as precauções e os cuidados com a higiene. Lavar as mãos frequentemente ganha destaque como uma das medidas mais recomendadas para evitar o coronavírus, assim como não tocar a face e evitar aglomerações.

Na projeção dos ambientes sensíveis à higiene - como bancadas para banheiros e cozinha, mesas ou mobiliários de trabalho -, o material de base utilizado faz toda a diferença.


Quanto tempo o Coronavírus sobrevive em superfícies de diferentes materiais?


O artigo "Persistência do coronavírus em superfícies inanimadas e sua inativação com agentes biocidas", publicado recentemente pelo Journal of Hospital Infection revela alguns resultados sobre a duração de diferentes vírus fora do corpo humano. O artigo realiza uma revisão de 22 estudos preexistentes do comportamento de coronavírus similares, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), e indica que o tempo de vida em superfícies de metal, vidro ou plástico pode chegar a 9 dias.

O tempo de vida efetivo depende de uma boa medida das condições ambientais como temperatura e umidade. O estudo não inclui especificamente uma análise do coronavírus COVID-19. A boa notícia é que a ação em superfícies desse tipo de vírus se reduz quando é realizada uma limpeza com soluções de hipoclorito de sódio ou álcool etílico, com ao menos um minuto de exposição.

Embora o estudo não aborde os materiais de construção modernos, como as superfícies sólidas acrílicas, esta possui vantagens em questões de saúde e higiene em relação aos materiais baseados elementos naturais, como mármore, granito e madeira.

Vamos ver alguns fatores que fazem com que Durasein seja um material com desempenho superior em relação aos cuidados com a higiene.


Certificações em higiene


Durasein é um material que passou por diferentes testes que demonstram suas propriedades em situações distintas. Abaixo, resumimos alguns dos testes que aprovaram Durasein, referente a questões relacionadas à higiene e saúde:


Resistência ao crescimentos de fungos: ASTM 621

Teste: ASTM 621

Resultado: não suporta o crescimento de microbios

A prova ASTM G21 é um método standard para determinar a resistência de materiais polímeros sintéticos a fungos.


Resistência ao crescimento de bactérias: ASTM G22

Teste: ASTM G22

Resultado: Não suporta o crescimento de bactérias

Similar ao anterior, o ASTM G22 é um método standard para determinar a resistência de materiais polímeros sintéticos a bactérias.


Uso em contato com alimentos: NSF 51

Teste: NSF 51

Resultado: certificado

Esta certificação é standard para materiais e componentes utilizados em equipamento utilizado em contato com alimentos e bebidas.


Não é um material poroso


Os materiais naturais como madeira, mármore e granito não são os mais adequados porque são porosos. Os poros tornam a limpeza da superfície difícil, além de permitirem o alojamento de vírus como o coronavírus, bactérias e fungos.

Durasein é um material maciço, não poroso, que não permite a penetração de líquidos e nem de micro-organismos em seu interior, facilitando a limpeza e a manutenção.


Superfícies contínuas e com uniões imperceptíveis


Uma das características preferidas de Durasein é que as uniões são imperceptíveis. Isso quer dizer que a bancada ou o mobiliário ficam sempre como se fossem uma peça única, sem união detectáveis à vista ou ao tato. Isso permite a construção de todo o tipo de mobiliário com a certeza de que não haverá emendas onde possam se acumular micro-organismos. Essa propriedade permite que não haja sulcos da união de duas peças, evitando gerar uma zona de risco sanitário.

Outro detalhe construtivo importante é que o pedestal sanitário pode ser desenvolvido, evitando arestas e cantos difíceis de limpar. Em materiais naturais, é raro ou impossível encontrar o pedestal sanitário, devido às dificuldades que o material impõe em sua realização.

Destaca-se também que é um material termomoldável. Isso implica que, através de um processo de aquecimento, o material pode ser modelado conforme desejado. Favorecendo assim o uso de desenhos com curvaturas, superfícies e formas orgânicas que facilitam a limpeza e a higiene.


Higiene sem abrir mão do design


Arquitetura e design são importantes para gerar sensações. Com o Durasein, é possível ter o melhor da higiene, sem descuidar de outros aspectos do projeto. Ao toque, é um material quente e macio que gera sensações agradáveis. Da mesma forma, as variantes do brilho que ocorrem quando a peça é finalizada podem ser escolhidas como parte do design, podendo optar por alto brilho, intermediário ou fosco.

Outro uso que é dado a Durasein está no revestimento, permitindo gerar áreas com alto nível de higiene, que também cobrem parcial ou totalmente as paredes. Além disso, por ser um material translúcido, é possível combinar efeitos de luz ao fazer revestimentos, gerando luz diretamente da parede, como já apresentamos em outros projetos translúcidos.


Um material ideal para a Arquitetura Hospitalar


Durasein é um material que nos permite fornecer soluções sólidas em sua aplicação na área de Arquitetura Hospitalar, combinando design, higiene e soluções funcionais. O Brasil é um dos países mais avançados da América Latina em termos de regulamentação dos espaços de saúde. Tanto o Ministério da Saúde como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) geram as diretrizes e os padrões técnicos para projetar espaços físicos nas unidades de saúde. Como vimos no projeto São Paulo Health Clinic, Durasein é capaz de atender aos requisitos de regulamentos específicos de arquitetura hospitalar.


Móveis para a área da saúde e salas limpas


No design de móveis específicos para as áreas da saúde, é possível desenvolver soluções com designs médios que levem em consideração necessidades específicas. Também é possível usar Durasein em revestimentos de salas limpas - são salas especialmente equipadas para manter baixos os níveis de contaminação.

A sala de amamentação do World Trade Center Montevidéu é um projeto no qual foi possível combinar design cuidadoso, funcionalidade e um material que facilita a higiene. A sala está enquadrada no regulamento da Lei 19.530, que exige que algumas organizações incluam uma sala de lactação em sua estrutura.

Saiba mais sobre este projeto na nota: Nova sala de lactação no World Trade Center Montevidéu.


Máxima higiene em casa ou no trabalho


Seja em projetos para o lar ou em setores de alta sensibilidade à higiene, como saúde, gastronomia, produtos farmacêuticos, educação, entre outros, o Durasein é uma solução para o design de móveis, bancadas e pias que atende a condições imbatíveis para outros materiais.

Para continuar sabendo mais sobre as vantagens da superfície sólida, acompanhe as publicações aqui do nosso blog, siga nossas redes sociais ou entre em contato.





Produto

Superfície Sólida

Cores

Banheiras

Cubas

Empresa

 Linha do Tempo

Certificados e Premios

Aplicações

Bancadas e Cozinhas

Banheiros

Móveis

Hospitais

Espaços de trabalho

Distribuidor Durasein® Brasil:

Latino América Multi Trade LTDA

+55 48 3034.5354

contato@durasein.com.br

www.durasein.com.br

www.lamt.com.br​

Durasein-Logo-Branco-Novo.png

(+86) 756-6159 058

sales@durasein.com

www.durasein.com

Nanhua Road Two, Gaolan Port Fine Chemical Industry Park, Zhuhai, China 

Copyright © 2018 Durasein®. Todos los derechos reservados.