top of page

Nova Sala de Amamentação no World Trade Center Montevideo




Veja neste post as vantagens do uso de Durasein® em uma sala de amamentação projetada para o World Trade Center Montevideo, no Uruguai.


Ter uma sala de amamentação em um local público traz conforto para as mães que precisam levar o bebê consigo nas atividades do seu dia a dia. Este espaço, lançado no World Trade Center Montevideo, é um exemplo de local projetado pensando no conforto da mãe e do bebê, bem como na segurança de proporcionar um ambiente de fácil higienização. O ambiente integra um balcão com trocador, pia, local para higiene e tudo que mãe e bebê precisam.


Legislação sobre Salas de Amamentação


No Uruguai, recentemente foi regulamentado o decreto que estabelece a obrigatoriedade de ter uma sala de amamentação em empresas e organizações. De acordo com a Lei N ° 19530, "En los edificios o locales de los organismos, órganos e instituciones del sector público y privado en las que trabajen o estudien veinte o más mujeres o trabajen cincuenta o más empleados, se deberá contar con una sala destinada a la lactancia".


A sala de amamentação deve ter certos elementos, como uma poltrona ou cadeira com encosto, pia, sabonete, sistema de secagem das mãos e geladeira. O espaço deve garantir que a mulher consiga, além de amamentar, extrair ou armazenar e preservar o leite materno.

Assegurar o direito à amamentação é uma questão de saúde pública. A amamentação exclusiva deve ser priorizada até os 6 meses de vida do bebê e, caso a mãe volte a trabalhar após os meses de licença, é um direito ter tempo reservado à alimentação do filho.


No Brasil, a legislação não exige que haja espaços como esse. Decisões mais recentes do Senado Federal, no entanto, asseguram o direito de amamentar em público sem ser constrangida. De todo modo, ter esse momento com o bebê é um direito e deve ser escolha da mãe como e onde fazer. Cabe às empresas, no entanto, dar condições para que tenham a opção de acesso a um local seguro e confortável.


Sala de Amamentação do World Trade Center Montevideo


O World Trade Center Montevideo estreou sua sala de amamentação com um projeto no qual a superfície acrílica Durasein® é destaque. A bancada tem uma pia, um espaço ondulado para apoiar o bebê com segurança para a troca de fralda e o revestimento integrado no mesmo material.


O Arq. Sebastian Estable, responsável pelo projeto, comentou que "La selección de este material surgió por su flexibilidad para adaptarse al diseño proyectado, porque permite no tener juntas las cuales siempre son espacios de difícil limpieza y por ser una superficie sólida resistente al crecimiento de bacterias. Por estas razones definí elegir a Durasein® para ser utilizado en la mesada de la Sala de Lactancia de Wolrd Trade Center Montevideo”.


Podemos ver, pela fala do arquiteto, que projetar uma sala de amamentação com a aplicação de Durasein® proporciona um excelente nível de estética e higiene. A seguir, separamos algumas características fundamentais e que fazem a diferença nesse tipo de ambiente:


Juntas Imperceptíveis


Um dos méritos deste projeto de sala de amamentação - e que o tornou o design tão atrativo - é o visual limpo que as juntas imperceptíveis proporcionam. Observe que a pia é totalmente integrada ao trocador, dando a eles uma aparência orgânica e uniforme.



A leveza nos traços é fundamental para ambientes deste tipo, já que o objetivo é oportunizar um momento de contato da mãe com o bebê e de relaxamento durante o trabalho ou compromissos do dia a dia. Por isso, o arquiteto usou linhas suaves e trouxe Durasein® na cor branca, aliado à iluminação indireta.


Revestimento em Material Antibacteriano


Outro grande aspecto decisivo para a escolha de Durasein® neste projeto foi a característica de higiene do produto. Por não apresentar poros em sua estrutura e não ter juntas perceptíveis (como já citado), evita o acúmulo de bactérias, fungos e outros microorganismos.


A limpeza e a manutenção também são muito simples. Uma vez que o produto por si só já é higiênico e sem poros, as sujeiras não se acumulam. A limpeza simples da superfície é o suficiente.


Conforto


É importante destacar que o conforto é um dos aspectos principais a levar em consideração em uma sala de amamentação. Por isso, apesar de ter aspecto higiênico, Durasein® não é um produto frio ou brilhante. Pelo contrário, é agradável ao toque e reage super bem com a iluminação do ambiente. Inclusive, é utilizado em muitos projetos de iluminação.


Neste projeto, o conforto foi reforçado com o uso do piso de madeira e das cores suaves. Essa harmonia deixa a sala de amamentação muito mais acolhedora, sem se opor à característica de extrema assepsia e higiene que requer.


Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre as aplicações da superfície acrílica Durasein® em projetos, entre em contato conosco!

*Colaboração de Durasein Uruguay.



84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page