top of page

Projeto CASACOR 2023: entrevista com o arquiteto Tiago Bortolança


A Durasein, em parceria com a Infinita Concept, esteve presente em 3 ambientes na CASACOR Santa Catarina do dia 17 de setembro a 29 de outubro de 2023. Esses ambientes foram projetados pelos arquitetos: Michael Zanghelini, Tiago Bortolança e Natália Xavier.


Abaixo, o arquiteto Tiago Bortolança relata sua trajetória na profissão, relação com a CASACOR e experiência com o uso de SSM (Superfície Sólida Mineral).


Conte um pouco da sua história e trajetória na profissão.


Sou natural de Florianópolis/SC, formado há 13 anos em Arquitetura e Urbanismo. Trabalhei em diversos setores de arquitetura e construção na minha trajetória profissional. Tenho um escritório próprio na cidade de Palhoça/SC e atuo, principalmente, em obras residenciais e comerciais. Tenho também uma trajetória bem importante na relação com arquitetura de entretenimento, onde atuava principalmente em bares e casas noturnas. Além, claro, de destacar que já estou no meu segundo ano consecutivo na mostra CASACOR.


Conte um pouco sobre o seu projeto apresentado na CASACOR 2023.


Projeto Durasein Thiago Bortolança Casa Cor

O projeto nasceu de uma parceria já de alguns bons anos com o Floripa Mil Grau, quando participei da concepção do primeiro escritório deles, em 2018. A partir desse trabalho, no ano passado, junto com o pessoal da CASACOR, amadurecemos a ideia de um ambiente focado na temática do Floripa Mil Grau. Pensamos em uma abordagem de projeto corporativo, com o Floripa Mil Grau como tela principal, mas também em como poderíamos retratar uma empresa dentro de um espaço na CASACOR.


Então, abrangendo também questões conceituais, o nome do espaço tornou-se “Estúdio Floripa Mil Grau 2033”. A proposta é trazer uma arquitetura futurística para o espaço, onde procuramos apresentar referências de espaços focados em colaboradores num futuro próximo, e ambientes confortáveis para o pessoal poder trabalhar, usando qualquer tipo de mobile.


Neste projeto, inserimos ainda o paisagismo, que foca na qualidade do trabalho e que

Projeto Durasein Thiago Bortolança Casa Cor Floripa

aborda o design biofílico. Ele não é só decorativo, mas serve para agregar produtividade e bem-estar. Além disso, a iluminação, assim como todo o espaço, também traz uma disposição bem futurista. Logicamente, o projeto foi realizado com materiais extremamente versáteis e que vão estar muito presentes no futuro que idealizamos em nossa proposta para o espaço.


O que levou você a escolher a superfície sólida mineral?


Com essa abordagem futurista, avaliamos que a superfície sólida mineral é uma grande inovação para o mercado e que estará presente na arquitetura daqui a muitos anos. Pode ser uma grande sacada para todos profissionais que escolherem esse material, considerando todos os benefícios de resistência, flexibilidade, funcionalidade e originalidade.


O que levou a optar pela parceria com a Durasein e quais foram as vantagens que a utilização desse material proporcionou ao projeto?



Projeto Durasein Thiago Bortolança Casa Cor Florianópolis

A Durasein veio muito em paralelo ao raciocínio de materiais inovadores, onde trazemos a superfície sólida mineral como um revestimento que nos dá grande flexibilidade de usos, possibilidades de trabalhar em diversas formas e aplicações. Para o nosso espaço, queríamos um painel com desenhos bem harmônicos e inovadores. O material atende nossa busca pelos desenhos e oferece a permeabilidade de iluminação. Foi isso que favoreceu principalmente o painel.


Também utilizamos o totem onde fica o nosso robô, com o formato que queríamos, arredondado. É mais uma amostra da flexibilidade de formas e usos do material, bem como a mesa totalmente orgânica que utilizamos para o podcast. Por fim, outro ponto importante na escolha de Durasein é a variedade de cores e texturas. Podemos ter o mesmo material em diferentes tonalidades para poder aplicar no projeto.



O relacionamento com a Durasein foi muito prático e objetivo, e tivemos um ótimo retorno da equipe, que permitiu explorarmos ainda mais o uso do material, por conta da flexibilidade que nos deram de escolhas, de poder ir além na questão de definições para o espaço. A marca também tem um leque de produtos super interessantes, com opções de cores diferentes, onde podemos abordar diversas soluções e explorar mais a criatividade dentro de todas essas possibilidades.


Você tem alguma dica ou truque para quem está aprendendo a trabalhar com uma superfície sólida?



Projeto Durasein Thiago Bortolança Casa Cor 2023

Seria interessante conhecer mais sobre todas as aplicações que o material da Durasein oferece e entender sua infinidade de usos, para poder repassar aos clientes e projetos, e aplicar de diversas formas, conforme cada necessidade. Para produtos que tenham que ter um design diferenciado, explorar essa flexibilidade de moldes e de formas que o SSM proporciona, bem como sua resistência ao fogo, à umidade e a manchas. Então, o interessante é que cada profissional tenha essa informação da abrangência de usos dos materiais da Durasein para poder indicar nos seus projetos.


134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page