Materiais que auxiliam no combate à infecção hospitalar

Atualizado: 31 de Mar de 2019



A infecção hospitalar é um problema que preocupa instituições e profissionais da saúde do mundo todo. Seu combate exige um trabalho contínuo e integrado de diferentes equipes e setores.


Planejar com atenção quais materiais serão aplicados na infraestrutura de apoio aos profissionais da Saúde e pacientes é fundamental. As escolhas podem ser decisivas para evitar a proliferação de microorganismos.


Nesse sentido, as superfícies sólidas acrílicas vem ganhando espaço nos EUA e na Europa. As novas tendências da arquitetura hospitalar vem incluindo materiais comprovadamente testados e que atendem às regulamentações da ANVISA nos projetos. Por isso, a aplicação de Durasein® tem se tornado a escolha de profissionais do setor, principalmente para ambientes com maior necessidade de assepsia e de controle de infecção. As superfícies sólidas acrílicas substituem com larga vantagem os materiais tradicionais. A seguir, você saberá como.


Sem Poros e Impermeável


Diferente das pedras e madeiras, a composição de Durasein® não permite o crescimento microbiano. Esta característica foi comprovada em testes rigorosos de laboratório, com metodologia ASTM G21.

Isso é possível graças à natureza não porosa do material. Assim, impede a formação de colônias de fungos e bactérias, auxiliando no combate à infecção hospitalar.

Além disso, Durasein® é composta por dois terços de minerais naturais e por um terço de resina acrílica pura. Por isso, é impermeável, não mancha e nem acumula sujeira.


Resistente


Durasein® é testado e aprovado no método ANSI Z124.1.2-2005, de resistência a produtos químicos, à água e a manchas.


Diferente das pedras, madeiras e metais tradicionais, a superfície sólida acrílica Durasein® permanece como nova mesmo após anos de exposição. Ela é resistente às substâncias comuns na área da saúde, como:


  • Sangue;

  • Antisséptico Betadine;

  • Marcas de oxidação;

  • Reveladores de Raios X;

  • Violeta de Genciana;

  • Corante Wright;

  • Esmalte;

  • Marcadores de textos permanentes.


Termomoldável

Um dos grandes problemas dos materiais tradicionais como as pedras são as emendas, frestas e cantos difíceis de limpar. Além de acumularem resíduos por causa dos poros, essas regiões costumam abrigar microorganismos. Elas favorecem a infecção hospitalar e exigem muito controle e esforço para se manterem limpas.


Com Durasein®, esse problema é facilmente superado. Em condição ambiente, a pedra artificial é sólida e maciça. Porém, quando aquecida a temperaturas muito elevadas, a superfície ganha a textura de borracha e pode ser facilmente moldada. Essa característica permite a criação de móveis, pisos e paredes sem cantos ou emendas, facilitando a higienização .O material pode também ser aplicado sobre moldes de madeira e metal, criando mobiliários e espaços exclusivos.


Os móveis e ambientes construídos com Durasein® podem ter cantos arredondados e suaves. Elas não apresentam emendas visíveis, evitando o acúmulo de sujeira e proliferação de microorganismos.


Aplicação em Clínicas e Hospitais


Algumas das aplicações mais comuns da superfície sólida Durasein® em clínicas e hospital, são:


  • Recepção: Durasein® possui uma grande variedade de cores e texturas, com excelente durabilidade. Além disso, atende aos mais exigentes projetos, podendo adaptar-se a qualquer desenho.

  • Corredores: a superfície sólida acrílica é altamente resistente ao contato com camas, cadeiras de rodas e equipamentos médicos. O material pode ser utilizado para a proteção de paredes, batentes de portas e rodapés.

  • Toaletes: por não possuir poros e por ser fácil de limpar, é amplamente utilizada em ambientes úmidos, como lavatórios, bancadas e divisórias e pisos de banheiros.

  • Espaços para Alimentação: aprovada em testes de altas temperaturas, higiene e resistência a manchas, possui certificação NSF International for Food Contact and Splash Zone.

  • Salas de Cirurgia: não porosa, é muito fácil de limpar e resiste às manchas comuns nesse ambiente, como sangue, antissépticos e violeta de genciana. Tem sido aplicada em bancadas, lavatórios e paredes de salas de cirurgia, principalmente visando o combate à infecção hospitalar.

  • Quartos e Apartamentos: as acomodações dos pacientes precisam ser muito limpas e funcionais. As superfícies sólidas acrílicas ofereces tudo isso.

  • Postos de Enfermagem: Durasein® pode ser moldada conforme a necessidade. Essa característica permite criar áreas de trabalho e armazenagem exclusivas. O material também pode ser integrado a várias outras tecnologias, como telas, aparelhos médicos e computadores.

  • Neonatal e Pediatria: a extensa paleta de cores e as várias possibilidades de textura e design de Durasein® permitem criar ambientes lúdicos, coloridos e convidativos, ao mesmo tempo em que evitam a propagação de infecção hospitalar.


O combate à infecção hospitalar pode ser iniciado na escolha dos materiais que farão parte do dia a dia do hospital. Um bom planejamento para a utilização das superfícies sólidas acrílicas, como Durasein®, pode fazer a diferença. Fale conosco e veja como podemos ajudar!





205 visualizações

Produto

Superfície Sólida

Cores

Banheiras

Cubas

Empresa

 Linha do Tempo

Certificados e Premios

Aplicações

Bancadas e Cozinhas

Banheiros

Móveis

Hospitais

Espaços de trabalho

Distribuidor Durasein® Brasil:

Latino América Multi Trade LTDA

+55 48 3034.5354

contato@durasein.com.br

www.durasein.com.br

www.lamt.com.br​

Durasein-Logo-Branco-Novo.png

(+86) 756-6159 058

sales@durasein.com

www.durasein.com

Nanhua Road Two, Gaolan Port Fine Chemical Industry Park, Zhuhai, China 

Copyright © 2018 Durasein®. Todos los derechos reservados.