• Equipe Durasein

Design Hospitalar: case do Hospital Anchieta

Atualizado: Out 7




O design hospitalar impõe diversos desafios aos profissionais da arquitetura e design. Um desses desafios é seguir as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sem abrir mão da inovação. Porém, nós já mostramos aqui no blog que isso é possível.


Unir segurança com design inovador é uma das principais ações para um projeto hospitalar bem-sucedido. Para alcançar essa missão, profissionais da área podem contar com o auxílio de Durasein®, material que oferece inúmeros benefícios aos ambientes da área da saúde.


Neste post, apresentamos o Case do Hospital Anchieta, em Brasília - DF, realizado pelos arquitetos Laura Oliveira e Gustavo Assunção, da Simmetria Arquitetura. Continue lendo e saiba mais.


O Projeto do Hospital Anchieta


O projeto do Hospital Anchieta tinha o desafio de seguir uma linguagem única que transmitisse o novo posicionamento da instituição no mercado. Nesse sentido, buscava o alinhamento entre um ambiente acolhedor, que refletisse o atendimento humanizado, mas sem abrir mão do design. Assim, era preciso unir beleza, funcionalidade, acolhimento e assepsia em um único projeto.


Durasein® foi escolhido para essa missão. Segundo a arquiteta Laura Oliveira, o Hospital já possuía experiência de uso do material, e a escolha foi chancelada pela equipe de engenharia da Instituição.


As características de Durasein® conferiram maior flexibilidade e humanização ao design hospitalar, conforme exposto pela arquiteta:


“A concepção do projeto do Hospital Anchieta partiu da premissa de fugir do estereótipo frio e impessoal de uma unidade hospitalar. Por isso, utilizamos materiais e cores acolhedoras e neutras. Porém, nunca podemos perder de vista que os materiais, antes de tudo, devem ser resistentes e de fácil manutenção, especialmente em áreas críticas, como a UTI. Escolhemos Durasein® por ser um material que oferece todas essas qualidades técnicas e também nos traz uma liberdade plástica, que foi muito explorada nesse projeto.” - Laura Oliveira, arquiteta da Simmetria Arquitetura.

Aplicação de Durasein® no Design Hospitalar do Anchieta


Por ser termomoldável, a superfície sólida acrílica oferece aos arquitetos ampla flexibilidade criativa. Além disso, é suave ao toque e sem emendas perceptíveis. Por isso, Durasein® foi utilizado tanto nas intervenções em áreas existentes, quanto no projeto de novas áreas.

Além da utilização da superfície nas Unidades de Terapia Intensiva - UTIs, em bancadas e lavatórios de mãos, o material também foi incorporado ao projeto do centro cirúrgico e obstétrico do Hospital Anchieta.


Durasein® foi utilizado para a concepção de:

  • Bancadas de apoio;

  • Postos de enfermagem;

  • Nichos de apoio nas salas cirúrgicas;

  • Bancadas de assistência ao recém nascido;

  • Lavatórios de escovação cirúrgica.


Características do Material


Nós já mostramos no e-book Comparativo: Durasein® x Materiais Tradicionais as características da superfície sólida Durasein® que a diferenciam dos materiais tradicionais. No projeto do Hospital Anchieta, várias dessas características ficam evidentes na prática.


Assepsia


A composição do material e a técnica utilizada para a união das placas faz com que as emendas da superfície sólida formem uma peça única. Isso resulta em uma superfície perfeitamente lisa, eliminando locais com possibilidade de acúmulo de resíduos. Além disso, é uma superfície não porosa, ideal para o design hospitalar.


Flexibilidade para Design Criativo


Por ser termomoldável, ao ser devidamente aquecida, a superfície sólida acrílica assemelha-se ao couro macio ou à borracha. Isso possibilita que os projetos com Durasein® traduzam exatamente o projeto criativo. Ainda, oferece diversas tonalidades de cores, texturas e espessuras e permite o uso de efeitos de luz.


Experiência Acolhedora aos Pacientes


Durasein® é suave ao toque e mantém a temperatura do ambiente, evitando a sensação de toque frio, como das pedras, por exemplo. Assim, é possível criar não somente um design hospitalar acolhedor, mas também proporcionar a sensação de acolhimento na experiência dos pacientes.


Durasein® no Design Hospitalar


Além de facilitar a materialização das concepções criativas dos arquitetos, compondo ambientes inovadores e acolhedores a hospitais, Durasein® adequa-se totalmente às normas da Anvisa (RDC 33, 50, 216) e ao combate às infecções hospitalares. Sua superfície é perfeitamente lisa, sem ranhuras ou poros, e suas emendas imperceptíveis. Assim, impede o acúmulo de sujeiras e microrganismos. Além do mais, é impermeável, fácil de limpar e desinfetar.


Conheça também o projeto da Clínica São Paulo Health Clinic, em São Paulo/SP, realizado pelo arquiteto Paulo Setubal van Deursen.


Para saber mais sobre todas as vantagens que a superfície sólida Durasein® pode trazer para o design hospitalar e como podemos ajudá-los em seus projetos, entre em contato conosco: 48 3034-5354 | contato@durasein.com.br.




Produto

Superfície Sólida

Cores

Banheiras

Cubas

Empresa

 Linha do Tempo

Certificados e Premios

Aplicações

Bancadas e Cozinhas

Banheiros

Móveis

Hospitais

Espaços de trabalho

Distribuidor Durasein® Brasil:

Latino América Multi Trade LTDA

+55 48 3034.5354

contato@durasein.com.br

www.durasein.com.br

www.lamt.com.br​

Durasein-Logo-Branco-Novo.png

(+86) 756-6159 058

sales@durasein.com

www.durasein.com

Nanhua Road Two, Gaolan Port Fine Chemical Industry Park, Zhuhai, China 

Copyright © 2018 Durasein®. Todos los derechos reservados.