top of page

As principais tendências da arquitetura residencial para 2019


O estilo de vida, as necessidades e os desejos das pessoas estão em constante transformação. E as tendências da arquitetura residencial para 2019 são prova disso.


De acordo com as principais publicações da área, o próximo ano será marcado pela busca de formas mais arredondadas e orgânicas. Por um contato maior com a natureza dentro de casa e pela integração menos agressiva com a tecnologia.


Para isso, no entanto, a escolha dos materiais usados nos projetos é fundamental. Paredes, móveis e objetos precisarão ser personalizados. Deverão esconder o que não se deseja ver, revelar quando for necessário e trazer harmonia. Pontas, arestas e emendas aparentes não fazem parte desse cenário.


Abaixo, nós mostraremos para você as principais tendências da arquitetura residencial para 2019 e como Durasein® pode ajudar.


Curvas Orgânicas


As linhas retas e racionais, que fizeram sucesso nos últimos anos, perderam força. Em 2019, as curvas estarão presentes nas paredes, colunas e em diversos espaços da casa. São uma das principais tendências da arquitetura, de acordo com publicações da área como a Revista Homify.


As formas orgânicas remetem à natureza e transformam os ambientes em espaços mais confortáveis e relaxantes para o corpo e para a mente. Elas podem ser vistas em elementos decorativos como tapetes e espelhos, mas também na estrutura e nos móveis básicos de espaços funcionais da casa como a cozinha, com ilhas, mesas, cubas e pias arredondadas, personalizadas e com fluidez.


Formas sem pontas, arestas ou emendas visíveis são um contraponto aos ambientes urbanos, racionais e mais rígidos. Existem, inclusive, algumas tendências da arquitetura e do design ao “imperfeito”. Objetos decorativos e detalhes arquitetônicos propositalmente tortos, com beiradas irregulares, são exemplos que reforçam o que é natural dentro do lar.


Por ser termomoldável, Durasein® é o material de escolha para a execução de curvas e formas orgânicas em paredes, colunas, móveis e objetos. Quando devidamente aquecido, o material ganha a aparência de borracha e pode assumir a forma que você desejar. Já em temperatura ambiente, Durasein® é sólido e resistente como pedra. Além disso, a superfície é agradável ao toque. Não possui a frieza dos materiais tradicionais. Por isso, oferece grande liberdade de criação aos arquitetos.


Tecnologia Invisível


A tecnologia é uma parte importante das nossas vidas e das nossas casas. No entanto, em 2019, uma das principais tendências da arquitetura é fazer com que o lar se torne um espaço mais natural, em que se possa viver o momento com as pessoas. Assim, a forma como planejamos e integramos os aparelhos aos projetos deve mudar.


No próximo ano, mais do que nunca, a tecnologia deve estar presente, mas de forma invisível. O ideal é que os equipamentos eletrônicos sejam camuflados, sem que se perceba a real função deles até que sejam usados. As pessoas querem poder conectar-se, mas também poder se desconectar quando desejarem.


Assim, no próximo ano, as tendências da arquitetura apontam para a redução do número de telas dentro das casas. A alta exposição aos celulares e aos computadores no dia a dia faz com que as pessoas busquem outro tipo de interação, que simplifique as suas vidas.


Em vez de plugar o telefone na tomada, preferem deixá-lo sobre uma mesa com plataforma de carregamento wireless. Em vez de pegar o controle para aumentar o volume da música, comando por voz. Em vez de interruptores, sensores.


Diferente dos materiais tradicionais, Durasein® permite uma integração total com a tecnologia. A superfície possui propriedades acústicas e, se desejado, translucidez. Isso ajuda a compor ambientes que se transformam de acordo com a necessidade.


Durasein® pode ser cortada, usinada, escavada e termomoldada sem emendas aparentes. Esconde o que não se deseja ver e revela quando necessário.


Paleta Modernista


Uma das tendências da arquitetura mais fortes para 2019, de acordo com publicações de destaque como a Casa Vogue, é a paleta de cores modernista - mais quente e impactante que a do último ano.


Com uma pegada natural, vibrante e sofisticada, essa tendência remete aos móveis desenhados entre 1930 e 1960. Traz uma cromaticidade mediana, com nuances não tão puras e nem muito acesas, mas poderosas.


Assim, para 2019, espera-se que tons consagrados de cinza e preto contrastem e componham ambientes aconchegantes junto a tons quentes de bege e vermelhos terrosos. Estes, podem aparecer com diferentes nuances e continuam em alta.


O amarelo mostarda e o azul petróleo também aparecem, mas sem chamar muita atenção (apenas em alguns pontos). Já o verde profundo entra com força na decoração, através do uso de muitas plantas, que reforçam o contato com a natureza.


Na paleta de cores de Durasein®, você irá encontrar opções ideais para seguir essa tendência, como o Vanilla, o Steel / Quartz Grey e o Red Hot. Durasein® é um material uniforme, que mantém os tons em toda a sua extensão. Nele, as cores podem vir com acabamento fosco, semibrilho ou brilhoso.


Durasein® é uma superfície sólida elaborada com polímeros de acrílico e minerais naturais, planejada para levar mais resistência, segurança e praticidade ao dia a dia. Converse conosco, tire todas as suas dúvidas e faça com que o seu projeto acompanhe as principais tendências da arquitetura em 2019.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page