top of page

Bancada de Granito ou Durasein®: qual é a melhor opção?




No Brasil, assim como em alguns outros países, é comum encontrar bancadas de granito em nível doméstico e comercial. O País tem suas próprias pedreiras de granito, o que facilita o acesso e a disponibilidade de material. Em questões estéticas, o granito oferece uma ampla gama de possibilidades, graças às suas diferentes composições e cores. Porém, embora ambos os materiais possam ser usados em bancadas de banheiros e cozinhas, existem alguns pontos em que Durasein® gera uma solução mais conveniente. Saiba mais no decorrer do texto.


Toque Acolhedor


As superfícies de granito têm uma temperatura fria ao toque. As superfícies sólidas acrílicas, como Durasein®, adequam-se à temperatura do ambiente. Além disso, contam com uma textura suave muito agradável ao toque.


Uniões Imperceptíveis


Uma bancada de granito, muitas vezes, é composta por mais de uma peça. Quando isso acontece, são unidas expondo as emendas. Geralmente, elas são seladas com alguma cola que se deteriora com o tempo. Isso pode gerar problemas de infiltração de água, acúmulo de resíduos e, ainda, impacto estético.


Ao usar a Durasein® nas bancadas, as emendas são imperceptíveis à visão e ao tato. Dessa forma, toda a bancada permanece como uma só peça, favorecendo a estética, a higiene e evitando infiltrações futuras.


Cubas


Ao incorporar cubas às bancadas de granito, muito cuidado deve ser tomado para que a junção seja bem feita. Especialmente nas cubas em aço inox, os pontos de contato com a bancada acabam se desgastando ao longo do tempo. Essa deterioração acaba gerando vazamentos de água, além de acúmulo de fungos.


No entanto, é possível ter, em uma única peça, a bancada e a cuba integradas. A execução de ambas em superfície sólida acrílica Durasein® garante emendas imperceptíveis. Assim, evita-se o acúmulo de água e de resíduos, além de eventuais problemas de infiltração e design.


Higiene e Limpeza de Bancadas em Granito


O granito é um material poroso, no qual os líquidos podem entrar e os fungos e bactérias se acumulam. A limpeza exige cuidado com as quinas e emendas, enquanto que os líquidos derramados geram marcas temporárias.


Como um material sólido e não poroso, Durasein® não permite a entrada de líquidos, nem o acúmulo de fungos e bactérias. Com a possibilidade de conexão entre peças sem emendas, além da flexibilidade de design com cantos arredondados, facilita a higienização. Inclusive por isso, Durasein® é um material utilizado em setores onde o alto nível de assepsia é necessário, como hospitais, clínicas e restaurantes.


Design e Acessórios


A integração de acessórios na própria bancada de Durasein é uma facilidade da superfície sólida acrílica. Nichos para talheres, vasos para temperos, escorredor de louças e tampas para as cubas são alguns exemplos. Além disso, a flexibilidade do material permite adotar linhas de design inovadoras, permitindo ao arquiteto explorar sua criatividade.


Revestimento


Não é comum usar o granito como revestimento continuado da bancada com a parede. Quando a bancada é feita em Durasein®, o mesmo material pode ser usado para cobrir a parede de contato, obtendo um nível mais alto de higiene e estética.


Além disso, a característica translúcida da superfície sólida acrílica permite incorporar efeitos de luz ao design da bancada de cozinha ou do banheiro, investindo ainda mais valor ao projeto.


Praticidade na Colocação


A colocação de uma bancada de granito na cozinha ou banheiro é geralmente um trabalho em conjunto. A marcenaria coloca os móveis e a marmoraria coloca o balcão. Isso pode gerar algumas dificuldades, como imprecisão na montagem do mobiliário e da mesa.


Durasein® é um material trabalhado pela marcenaria. Por isso, ao criar a bancada, há a oportunidade de montar todas as peças na oficina. Assim, evitam-se problemas de ajustes e a peça pode ser entregue ao cliente em um único ato.


Bancadas Grandes de Cozinha ou Banheiro


Nos casos de projetos com grandes bancadas de granito, o peso e a rigidez da pedra podem ser um problema. Se é difícil acessar o espaço onde ele deve ser colocado, por exemplo, em um prédio, uma bancada em granito pode gerar grande esforço para entrar no local de sua utilização.


Em contrapartida, uma bancada em Durasein® têm, em média, metade do peso de uma bancada de granito. Além disso, pode ser montadas no local de colocação, se assim for o caso, visto que suas emendas ficam imperceptíveis.

Para saber mais sobre a aplicação de Durasein® em bancadas de cozinha ou de banheiros, acesse nosso site ou entre em contato conosco!





981 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page