4 tendências de arquitetura e design que você precisa conhecer



De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), entre o segundo e o terceiro trimestre do ano passado, houve um crescimento de 52% nas atividades realizadas por arquitetos e urbanistas. Os projetos residenciais brilharam e os designers e arquitetos que conseguiram inovar aproveitaram uma excelente oportunidade. Porém, para o profissional se destacar em meio a esse cenário, é essencial estar por dentro das principais tendências de arquitetura de design.


Estamos vivendo uma era de profundas transformações e está cada vez mais claro o quanto é importante valorizar o conforto do ambiente em que vivemos e dos lugares que frequentamos. Por isso, não basta um projeto ser funcional, é preciso ser criativo, moderno, sofisticado e belo.


Há mais de duas décadas, a Durasein ajuda a criatividade a fluir livremente. Afinal, acreditamos que mentes criativas movem o mundo. Pensando nisso, elaboramos esse texto onde você vai encontrar as principais tendências de arquitetura e design do momento e nossas dicas para se destacar no setor. Continue a leitura!


#1 Funcionalidade e conforto


Durante esse período que temos vivido, a casa, antes de tudo, virou nosso porto seguro. Foi ela que nos acolheu durante os períodos de isolamento, nela que ficamos com nossos entes queridos e também nela que trabalhamos. Para conseguir comportar todas essas funções, muitas pessoas optaram por renovações residenciais. E as principais tendências de arquitetura e design desses projetos foram: conforto e funcionalidade. Confira a seguir alguns exemplos:


Cozinha como protagonista

A cozinha é o ambiente onde a família passa o maior tempo junta e, por isso, deve ser acolhedora. Espaços em conceito aberto são interessantes para transmitir essa sensação. Mas também é preciso que seja prática, higiênica e resistente. Para isso, uma bancada longa com cuba integrada, de material impermeável e à prova de manchas e arranhões é uma excelente ideia. E você já sabe: quando o assunto é material de alta qualidade, durável e resistente, a superfície sólida acrílica é a sua melhor aliada.


Home-office

Para que proporcione uma atmosfera calma e produtiva, o home-office precisa de alguns toques especiais. Três pontos indispensáveis para isso são a decoração original, uma cadeira confortável e uma escrivaninha/mesa ampla. Afinal, nada mais irritante do que ter que ficar empilhando as coisas em um canto porque a mesa é muito pequena, né? Além disso, é essencial que a mesa seja durável e de fácil manutenção. E com isso a superfície sólida acrílica também pode te ajudar.


#2 Valorização da iluminação


O bom uso da luz integrada com materiais é uma estratégia usada por muitos profissionais mundo afora, e continua sendo uma forte tendência de arquitetura e design. Muito mais do que uma simples lâmpada, as pessoas querem uma iluminação que crie um clima diferente.


Entre os mais jovens, a iluminação neon e as lâmpadas smart têm feito muito sucesso. O objeto ajuda a trazer mais cor e brilho para os cômodos, em especial para salas e quartos.


Além disso, projetos que buscam valorizar a luz natural dos ambientes têm feito muito sucesso. A luz, quando bem colocada, é capaz de destacar linhas, oferecer contrastes e proporcionar sensações, como conforto, sensação de limpeza, atenção e foco.


Uma das propriedades de Durasein® é a característica translúcida, o que permite ao profissional mais liberdade para criações de caráter funcional e decorativo.


#3 Personalidade é tudo


Um projeto incrível não reflete apenas as ideias do arquiteto, mas também a personalidade do cliente. Não adianta seguir todas as tendências de arquitetura e design e escolher as cores e móveis mais bonitos se as peças não têm personalidade. Ao entrar em uma casa, as pessoas gostam de sentir o cuidado na escolha de cada peça que está ali. E isso é um enorme diferencial.


Para aplicar personalidade na sua casa ou projeto não são necessárias mudanças extremas. Às vezes pequenos detalhes já fazem toda a diferença. Por exemplo, para a sala, o uso de tapetes, mantas nos sofás, almofadas, painéis decorativos e vasos com plantas podem refletir muito bem o gosto pessoal.


E se você busca exclusividade nas peças da sua casa, com a superfície sólida acrílica você pode criar formas únicas! A superfície Durasein® possui ótimo desempenho à termomoldagem. Ou seja, à determinada temperatura, é possível confeccionar curvas e efeitos 2D e 3D. Por isso, confere muita flexibilidade aos projetos.


#4 Tecnologia e inovação


A tecnologia tem sido uma grande aliada ao encurtar distâncias e aproximar mesmo quem está distante. Contudo, ela também é uma potente tendência de arquitetura e design. Quando a tecnologia é utilizada em conjunto com a criatividade, é possível criar soluções inovadoras. Nosso trabalho, aqui na Durasein®, consiste na busca dessas soluções. Afinal, a inovação permeia todos os nossos trabalhos.


Devido a maleabilidade da superfície sólida acrílica, ela pode ser cortada, dobrada e experimentada sem limitações. Alguns exemplos de aplicações são a concepção de acessórios com design inovador, mobiliário, bancadas de cozinhas, cubas e, até mesmo, em ambientes hospitalares.


Seja uma pequena ideia ou um projeto ambicioso, conte conosco para ficar por dentro das tendências de arquitetura e design e te ajudar a colocar a criatividade em prática.


58 visualizações0 comentário